REALIZAÇÃO

Ganhador do EDITAL Nº 08/2010 - APOIO À REALIZAÇÃO DE MOSTRAS E FESTIVAIS AUDIOVISUAIS, o projeto GRANDE AMOSTRA DO CINEMA BAHIANO conta com a realização:

CINEFORUM

Cineclube criado pelo Fórum Pró Cidadania, uma associação civil sem fins lucrativos, democrática, pluralista, suprapartidária, em defesa da cidadania. O Fórum Pró Cidadania é uma Organização Não Governamental, tendo sido contemplada em 2005 como OSCIP – Organização da Sociedade Civil e Interesse Público. Tem se dedicado, desde 2003, a participar da construção de políticas públicas de educação, cultura, meio ambiente, racial, gênero, segurança alimentar, entre outras, estando presente nas várias conferências realizadas com essa finalidade. Em 2008 produziu o vídeo – Emi$$ário que conta a luta da comunidade da Boca do Rio contra a construção e instalação do Emissário Submarino. O convênio com o Ministério da Cultura foi renovado e a prática do cineclubismo foi retomada. A comunidade do Cassange foi escolhida para a exibição inaugural do filme Mestre Lua. Foi produzido um vídeo Cassange descobrindo Kassange, que participou do XIII Festival Nacional 5 minutos e foi exibido na 36ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia. Atualmente, desenvolve o Projeto Quintas Inquietantes na Universidade Federal da Bahia, cumprindo o edital do Cine Mais Cultura, e também em parceria com o Cine Irin Ajo-Idan, desenvolve exibições no Terreiro de Mãe Stella, Ilê Axê Opô Afonjá, que em 2010 comemorou 100 anos. E participa juntamente com outros cineclubes da organização e reestruturação da União de Cineclubes da Bahia, realizando mostras coletivas de filmes na periferia de Salvador e interior.

CINECLUBE ROBERTO PIRES

Criado a partir de uma oficina de formação cineclubista, em outubro de 2008, o Cineclube Roberto Pires é uma organização informal, que tem como finalidade produzir e exibir filmes, realizar a preservação e memória da obra do cineasta Roberto Pires, além de trabalhar na formação de novos cineclubes e de profissionais da área do audiovisual. Teve seu lançamento dentro do evento Café Filosófico, em dezembro de 2008, exibindo uma série de curtas no documentário “Territórios em Recorte”. Em 2009, realizou sessões no Espaço Raul Seixas, em parceria com o Sindicato dos Bancários; e na Sala Walter da Silveira, em parceria com a DIMAS. Atualmente, faz parte do programa MEMÓRIA ROBERTO PIRES, idealizados pela Iglu Filmes e Cambuí Produções, que pretende restaurar e difundir a obra do cineasta Roberto Pires. No final de 2010, em parceria com a Associação Camugerê Capoeira, foi contemplado no Edital Cine Mais Cultura Bahia. Em 2011, realizará sessões cineclubistas na sede do Camugerê Capoeira,no bairro de Itapuã.



O projeto tem o Apoio Financeiro do IRDEB - FUNDO DE CULTURA - SECRETARIA DE CULTURA - GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA


A CAMBUÍ PRODUÇÕES e a FILMOGRAFIA BAIANA também apoiam este projeto.




As nove cidades visitadas pela GRANDE AMOSTRA DO CINEMA BAHIANO estão apoiando o projeto.