PROGRAMAÇÃO


PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO

Sessão Infantil – 10h da manhã
BOI ARUÁ (1984)
Longa-metragem, animação, 35mm, cor, 85’.
Origem: Salvador (BA) / Brasília (DF)
Direção: Chico Liberato
Sinopse: Um fazendeiro orgulhoso de seu poder é desafiado sete vezes pela figura fantástica do Boi Aruá. Depois de derrotado seis vezes, o tirano consegue compreender a real dimensão humana, aproximando-se de si mesmo e de seus semelhantes.

Sessão Juvenil – 3h da tarde
Catálogo de Moças (2002)
Curta-metragem, animação, 35mm, cor, 13’
Origem: Salvador (BA)
Direção: Caó Cruz Alvez
Sinopse: Dalvinha é uma menina de 14 anos que mora com a mãe e o padrasto. Durante o dia, dentro de casa, ela é tratada como uma empregada doméstica e à noite estuda em um colégio. Através de Doca, um rapaz que encontra na rua, Dalvinha toma conhecimento do Cabaré Tropical – um espaço onde circulam gringos europeus e que pagam um preço alto em dólar para passar uma noite com jovens garotas. Devido aos conflitos familiares em que vive, ela acaba aceitando os conselhos de Doca para abandonar os estudos e ganhar um dinheirinho extra no cabaré, na esperança de ''viver independentemente'' e conquistar um meio de vida ''mais humano''.

INDÍGENAS DIGITAIS (2010)
Curta-metragem, documentário, MiniDV, cor, 26’
Origem: Ilhéus (BA)
Direção: Sebastián Gerlic
Sinopse: Documentário sobre a apropriação que os indígenas fazem das tecnologias da Nova Era. Filmado nas nações indígenas Pankararu (PE), Pataxó Hãhãhãe e Tupinambá (BA), assim como dentro do Pontão Esperança da Terra (BA).

Sessão Família – 7h da noite
A GRANDE FEIRA (1962)
Longa-metragem, ficção, 35mm, P&B, 94'
Origem: Salvador (BA)
Direção: Roberto Pires
Sinopse: Uma empresa imobiliária ameaça de despejo os feirantes de Água de Meninos, em Salvador, que se organizam para resistir. Um marinheiro se vê envolvido nessa luta e se divide entre o amor de Maria da Feira, irmã de um bandido, e de Ely, moça da alta sociedade. Com o anúncio do fim da feira "Água de Meninos", em Salvador, a população fica indignada e tenta impedir a desgraça que deixaria milhares de desempregados.

Sessão Cult – 10h da noite
BARRAVENTO (1962)
Longa-metragem, ficção, 35mm, P&B, 80’
Origem: Salvador (BA)
Direção: Glauber Rocha
Sinopse: Numa aldeia de pescadores de xeréu, cujos antepassados vieram da África como escravos, permanecem antigos cultos místicos ligados ao candomblé. Firmino é um antigo morador, que foi para Salvador na tentativa de escapar da pobreza. Ao retornar ele tenta libertar o povo da crença no misticismo, em especial do Candomblé, que considera um agente opressor político e social. Seus atos provocam trágicas conseqüências.
PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO

Sessão Infantil – 10h da manhã
MR. ABRAKADABRA (1996)
Curta-metragem, ficção, 35mm, P&B, 13'
Origem: Salvador (BA)
Direção: José Araripe Jr.
Sinopse: Um velho artista já não consegue fazer suas mágicas, desesperado, tenta o suicídio várias vezes, sem obter êxito. Decidido a morrer a qualquer preço, arquiteta um super suicídio. Porém, algo surpreendente acontece...

CAÇADORES DE SACI (2005)
Curta-metragem, ficção, DVCam, cor, 13'
Origem: Salvador (BA)
Direção: Sofia Federico,
Sinopse: A chácara da pacata família de Onofre vem sendo assombrada por saci: a pipoca não arrebenta, o ovo não choca, o leite sempre azeda, o feijão vive queimando na panela, entre outros estranhos acontecimentos. Para resgatar a tranqüilidade da casa, Onofre resolve contratar os serviços de Valdevino, o maior caçador de sacis do sertão.

Sessão Juvenil – 3h da tarde
SAMBA RIACHÃO (2009)
Longa-metragem, documentário, 35mm, cor, 86´
Origem: Salvador (BA)
Direção: Jorge Alfredo
Sinopse: Através da trajetória de Clementino Rodrigues, o popular sambista baiano Riachão, o diretor aborda a história do samba no Brasil. A experiência pessoal de Riachão, “uma lenda viva do samba de rua da velha Bahia", é o link para falar as transformações no mercado da música popular e nos meios de comunicação no século XX.

Sessão Família – 7h da noite
REDENÇÃO (1959)
Longa-metragem, ficção, 35mm, PB, 57'
Origem: Salvador (BA)
Direção: Roberto Pires
Sinopse: Um psicopata estrupador é contido por dois jovens fazendeiros, um dos quais está envolvido com a polícia e que, ao proteger uma jovem ameaçada, encontra a ‘redenção’.

Sessão Cult – 10h da noite
CÃES (2009)
Curta-metragem, ficção, 35mm, P&B, 15’
Origem: Salvador (BA)
Direção: Adler Kibe Paz e Moacir Gramacho
Sinopse: “CÃES” propõe uma reflexão, em torno das heranças sócio-culturais da estrutura fundiária brasileira, especificamente do sertão nordestino, na qual possui o seu sustentáculo, em um sistema de concentração de terras, nas mãos de uma minoria representada pelas velhas oligarquias rurais.

SUPEROUTRO (1989)
Média-metragem, ficção, 35mm, cor, 45’
Origem: Salvador (BA)
Direção: Edgard Navarro
Sinopse: O filme tem como cenário as ruas de Salvador e como personagem central um louco de rua que através de sua imaginação alucinada tenta libertar-se da miséria que o assedia. Apesar dos sucessivos malogros no confronto com uma realidade hostil, nosso herói vai manter-se fiel a sua índole libertária e termina por subverter a própria lei da gravidade ao arrojar-se num vôo redentor sobre a cidade amada em sua derradeira e desesperada fantasia - patriótica, absurda, terminal.